Opinião - pirataria de software
A auditoria de softwares instalados em computadores corporativos hoje pode ser um risco para empresas de qualquer tamanho ou ramo de atividade. Os usos irregulares de sistemas operacionais e de editores de textos e imagens ou até mesmo banco de dados podem suscitar multas, processos e perda financeira substancial à empresa. Softwares são considerados propriedade intelectual, pois a produção exige conhecimento técnico e bilhões em investimentos por parte das fornecedoras.
Em 1998, a Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, foi processada pela Microsoft por causa de cópias não autorizadas de softwares. Em 2016, quase 20 anos depois, um dos prédios da instituição quase foi leiloado para que pudesse pagar a dívida de mais de R$ 40 milhões; após duas tentativas de leilão sem sucesso, um acordo foi feito, e a dívida, reduzida. A Justiça do Rio determinou em setembro de 2017 que um novo leilão fosse feito, já que, ainda com o trato, a dívida não tinha sito totalmente quitada.
Fonte: https://www.gbrasilcontabilidade.com.br/noticia/auditoria-de-software-mira-empresas-irregulares-e-sem-controle-de-licencas?%2Fnoticia%2Fauditoria-de-software-mira-empresas-irregulares-e-sem-controle-de-licencas=
Comentários
Postar um comentário